hernia inguinal

Bebê de 3 meses com Hérnia encarcerada à esquerda.

A hérnia inguinal é uma das afecções cirúrgicas mais comuns nas crianças, sendo a segunda causa de nossas consultas na Especialidade de Cirurgia Pediátrica na Pró-Infância (perdendo apenas para Fimose). Geralmente é indolor e muitas vezes passa desapercebida em casa, sendo diagnóstica cada pelo Pediatra ou professora na Escola. Sua causa é a persistência de um pequeno Canal nesta região chamado processus vaginalis. Sua abertura é a hernia inguinal propriamente dita, pois pode permitir a pasagem de víceras abdominais por ele indo, às vezes, até o escroto ou grande lá- bio vaginal. Casos como os da foto ao lado caracterizam o encarceramento da hér- nia, isto é, o conteúdo da hérnia (do saco herniário), foi aprisionado neste local levando a sofrimento das estruturas que estão ali. Neste caso acirurgia é de urgência para evitar complicações mais graves.

A hérnia inguinal é de tratamento exclusivamente CIRÚRGICO, e deve ser feita por profissional devidamente treinado em centros de cirurgia infantil e acostumado com o manejo da criança em todos os seus aspectos. É muito importante a forma de condução do caso de hérnia inguinal, pois ela deve ser sempre operada o mais breve possível. Uma das confusões mais comuns que ocorrem é sua diferenciação com outra patologia desta região, a hidrocele, que falaremos mais abaixo. Como você pode verificar ao lado, a hérnia não escolhe idade, podendo ocorrer até em recém-nascidos, o que não é um evento de todo raro,pois principalmente os prematuros podem apresentar hernia com maior frequência.

Uma das confusões mais comuns que ocorrem é sua diferenciação com outra patologia desta região, a hidrocele, que falaremos mais abaixo. Como você pode verificar ao lado, a hérnia não escolhe idade, podendo ocorrer até em recém-nascidos, o que não é um evento de todo raro, pois principalmente os prematuros podem apresentar hernia com maior frequência. Se você quiser mais detalhes mande uma mensagem pra nós ! Apesar das fotos serem todas de meninos, as meninas igualmente podem ser portadoras de hérnias.

Bebê prematuro, de 17 dias de vida com Hérnia encarcerada à direita.